A meia compressiva é um acessório muito comum para homens e mulheres que passaram por problemas vasculares. Entretanto, todos estamos suscetíveis ao risco de sofrer de coágulos sanguíneos (doença conhecida como trombose venosa profunda). Por isso é importante nos beneficiar do uso de meias de compressão também como forma de prevenção.
Os riscos desses coágulos aumentam quando permanecemos na mesma posição por muitas horas seguidas, numa viagem longa ou em longas jornadas de trabalho, quando fazemos uso de pílulas anticoncepcionais, terapias de reposição hormonal, em momentos de repouso pós cirúrgico e diversas outras cituações do nosso dia a dia.
As meias de compressão geralmente são prescritas por um médico para aliviar manifestações de doenças venosas crônicas e prevenir problemas venosos. Se você tem ou já teve uma das seguintes condições, é provável que já as esteja usando:
- Edema
- Insuficiência venosa crônica
- Varizes
- Trombose venosa profunda
- Linfedema
- Flebite

As meias de compressão também podem ser usadas na Síndrome Pós Trombótica, ou seja, após a ocorrência da trombose e surgimento de sintomas como edema, sensação de peso nas pernas, varizes e outros problemas circulatórios.
Se você tem uma rotina de trabalho intensa e permanece horas em pé, está grávida ou pratica atividades físicas pode fazer uso das meias de compressão como prevenção de problemas vasculares.
Meias de compressão e gravidez também andam de mãos dadas
Os hormônios liberados durante a gravidez e o próprio útero em expansão (que adiciona pressão à veia cava inferior – a principal veia que retorna o sangue ao coração) podem afetar as veias das pernas. É por isso que as mulheres grávidas as usam para impedir que o sangue se acumule nas veias e reduzir o aumento de uma frequência cardíaca elevada, tanto na mãe como na criança.
Os atletas também podem experimentar os benefícios das meias de compressão
Uma ótima dica é usa-las durante os exercícios e, em alguns casos, é até recomendado para obter melhores resultados e uma vida mais saudável.
Durante práticas de exercícios, as contrações musculares ajudam a mover o sangue pelas veias e voltar ao coração. Quando você permanece parado, essas contrações não ocorrem, mas as meias de compressão ajudam o processo.
Pesquisadores descobriram que as meias de compressão podem ser uma boa maneira de melhorar os sintomas da apneia obstrutiva do sono, especialmente em pacientes que sofrem de insuficiência venosa crônica. Aproveite para conferir o nosso artigo onde damos algumas dicas para melhorar a qualidade do seu sono.