Como evitar traumas oculares em casa?
- Qualidade de vidaSaúde
- 22/04/2020
- No Comment
- 1134
Neste período de isolamento social, as pessoas buscam inúmeras atividades para se livrar do tédio, entre elas, consertos domésticos, limpeza e organização da casa. Colocar quadros na parede com pregos, realizar uma limpeza mais caprichada, usar lixadeira e até solda elétrica, são algumas delas. As pessoas preenchem o tempo, mas podem se esquecer dos cuidados para sua própria segurança.
Nesse contexto, surgem os acidentes domésticos causando traumas variados, incluindo os oculares, que dependendo da gravidade, pode levar à cegueira. Por mais que possam parecer banais as atividades domésticas, decidimos listar alguns alguns simples cuidados podem evitar grandes transtornos para a saúde ocular. Confira:
Atenção sempre!
Atenção ao abaixar e levantar a cabeça de forma brusca, com pressa ou distraído, você pode bater o olho em alguma quina. Para ajudar a evitar esse tipo de acidente pode ser colocado proteção nas quinas dos móveis, por exemplo.
Cisco nunca deixam de ser problemas não é mesmo?
Em relação aos corpos estranhos no olho, o famoso cisco, você pode evitar usando óculos de proteção. As situações em que podem ocorrer o acidente são: uso de lixadeira e limpeza de superfícies no alto. Em muitos casos, os ciscos podem ser retirados com água, mas em outros casos, eles podem aderir no olho ou debaixo da pálpebra superior, necessitando da intervenção médica oftalmológica.
Produtos perigosos? Óculos de proteção sempre!
Com relação ao uso de produtos químicos mais perigosos, como ácidos ou cáusticos, que algumas pessoas usam para limpeza pesada, é importante o uso de óculos de proteção. No caso de acidente com esses produtos, lave os olhos com água em abundância, colocando, literalmente, os olhos embaixo de uma torneira aberta. Procurar o oftalmologista logo em seguida.
Ajuda médica oftalmologista em casos graves rápido!
Sobre acidentes perfuro cortantes envolvendo pregos, tachinhas ou cacos de vidro ressaltamos o uso dos óculos de proteção, pois martelar um prego é uma atividade muito comum e ao mesmo tempo perigosa aos olhos . Em caso de acidentes desta natureza, procure um médico oftalmologista rapidamente.
EPI e óculos com proteção UV quando for trabalhar com trabalhos que exigem exposição
Outra ferramenta perigosa aos olhos é a solda elétrica, sendo que, neste caso é importante usar os óculos com proteção UV. Geralmente, a pessoa acidentada(que olhou para a luz da solda sem proteção) não sente a queimadura no momento do uso, mas sim no período da noite quando está em repouso, o que leva á procura por atendimento médico.
Se auto policie
Por fim, as brincadeiras e atividades recreativas em casa também merecem atenção. É comum esbarrões, dedos nos olhos ou o lançamento de objetos que podem atingir os olhos. Além de claro, o contato das mãos direto nos olhos são uma das formas de propagação do coronavírus. Então, lave suas mãos com frequência e se auto policie.
Para cuidar dos seus olhos nesse período de distanciamento social e recolhimento em casa mantenha-se atento e use os óculos de proteção em situações de risco. Medidas preventivas simples que podem evitar outros problemas neste momentos difíceis.