Conheça os benefícios da massagem
- MassagensQualidade de vida
- 31/03/2020
- No Comment
- 1152
Hoje vamos falar sobre alguns dos benefícios da massagem, prática que pode ser considerada já a oitava maravilha do mundo. Se você é o tipo de pessoa que ama e quer saber mais detalhes, fica aqui que vai valer a pena.
A palavra massagem é de origem grega cujo significado é amassar, essa é uma técnica tão antiga que há registros sobre o seu uso com data de aproximadamente 300 a.C. Hoje a massagem é geralmente considerada parte da medicina complementar e integrativa. Sendo uma prática oferecida juntamente com o tratamento padrão para uma ampla gama de condições e situações médicas.
O benefício mais óbvio e o motivo pelo qual muitos vão em busca da prática da massagem é o alívio da tensão e dores musculares, além da redução do cansaço e da ansiedade.
Caso você se considere uma pessoa estressada e que vive com dor de cabeça, receber uma massagem pode auxiliar na melhora do seu bem estar, não somente corporal, como também emocional, melhorando inclusive seu seu humor.
Há também a melhora da circulação sanguínea, elasticidade da pele e sistema imune. A pressão da massagem, se tratando circulação, pode mover o sangue através do corpo para os músculos que precisam de cuidados especiais, podendo até mesmo curar locais tensos.
A massagem ajuda na redução da pressão arterial no caso de pacientes hipertensos, eliminação de toxinas e resíduos metabólicos, estimulação e equilíbrio do sistema intestinal e diminuição das insônias são outros benefícios da massagem que também podem te ajudar a ter uma melhor qualidade de vida. Embora sejam necessárias mais pesquisas para confirmar os benefícios da massagem, alguns estudos descobriram que a massagem também pode ser útil para, além dos motivos já citados:
- Desordens digestivas
- Fibromialgia
- Dores de cabeça
- Insônia relacionada ao estresse
- Síndrome da dor miofascial
- Tensões ou lesões nos tecidos moles
- Lesões esportivas
- Dor nas articulações temporomandibulares
Além dos benefícios para condições ou doenças específicas, algumas pessoas desfrutam de massagens, porque muitas vezes produzem sentimentos de carinho, conforto e conexão.
Apesar de seus benefícios, a massagem não é um substituto para os cuidados médicos regulares. Informe o seu médico que você está tentando massagear e não se esqueça de seguir os planos de tratamento padrão que você possui.
Riscos de massagem
A maioria das pessoas pode se beneficiar da massagem. No entanto, a massagem pode não ser apropriada se você tiver:
- Distúrbios hemorrágicos ou tomar medicamentos para afinar o sangue
- Queimaduras ou cicatrização de feridas
- Trombose venosa profunda
- Fraturas
- Osteoporose grave
- Trombocitopenia grave
Discuta os prós e os contras da massagem com seu médico, especialmente se estiver grávida ou tiver câncer ou dor inexplicável. Algumas formas de massagem podem deixá-lo um pouco dolorido no dia seguinte. Mas a massagem normalmente não deve ser dolorosa ou desconfortável. Se alguma parte da massagem não parecer correta ou dolorosa, fale imediatamente. Os problemas mais sérios provêm de muita pressão durante a massagem.
Com isso vemos que a massagem pode trazer vários benefícios para sua vida, saúde e seu bem estar. Independente se você tem uma condição de saúde específica ou está apenas procurando uma forma de relaxar. A prática da massagem pode ser aprendida para fazer nos outros ou através da fazer auto-massagem, que pode ser feita com ou sem a ajuda de periféricos.
Aliás, aproveite para conferir o nosso artigo onde falamos sobre como a automassagem pode te ajudar.