Mitos e Verdades Sobre a Trombose

Mitos e Verdades Sobre a Trombose

Descubra 7 mitos e verdades sobre a trombose e sobre outras questões vasculares.

Preparamos uma lista com alguns mitos e verdades para você:

Mito ou Verdade #1: Mulheres são mais suscetíveis a terem trombose

✅ Verdade. Isso porque, todas as mulheres passam por alterações hormonais com o ciclo menstrual, uso de anticoncepcionais, gravidez e menopausa. E dois dos principais hormônios envolvidos nesse processo são progesterona e estrogênio. Mudança nos níveis de progesterona e estrogênio no organismo promovem alteração na coagulação sanguínea e propiciam a formação de coágulos. Portanto sim, mulheres podem ser mais suscetíveis que homens a terem trombose. Outros fatores de risco como hereditariedade, tabagismo, sedentarismo e obesidade também influenciam nessa equação.

Mito ou Verdade #2: Varizes levam à Trombose

✅❌ Depende. Isso não é uma regra. A VARIZ é uma veia dilatada na qual o sangue circula mais lentamente, o que favorece a coagulação. E é quando um coágulo impede o fluxo sanguíneo que ocorre a trombose. Portando, varizes não levam a trombose, mas um paciente com varizes ou outra questão vascular pode sim estar mais suscetível a ter trombose.

Mito ou Verdade #3: Pílula + Cigarro dão trombose

✅ Verdade! Tanto o uso de pílula anticoncepcional, quando o tabagismo elevam o risco de trombose. Isso porque, o anticoncepcional composto por hormônios como estrogênio e progesterona, contribui para a formação de coágulos e na dilatação das paredes das veias (o que abre portas para as varizes). Já o cigarro contém substâncias que são pró-coagulantes. Os dois juntos (uso de pílula anticoncepcional e cigarro) elevam significativamente o risco de trombose.

Mito ou Verdade #4: A trombose não apresenta sintomas

✅❌ Depende. A trombose pode ser assintomática, se o vaso afetado for pequeno. Assim o problema pode passar desapercebido. Mas, se a veia for profunda, dificilmente a pessoa não vai notar que algo está errado.

Os principais sintomas são:
🔸 Dor;
🔸 Edema (inchaço);
🔸 Vermelhidão na pele;
🔸 Aumento da temperatura local;
🔸 Cianose (coloração azul arroxeada);
🔸 Dilatação do sistema venoso superficial.

Mito ou Verdade #5: Não existe tratamento para trombose

❌ Mito! A terapia para trombose vai depender da localização da veia afetada, do tempo que ela está obstruída e da extensão do trombo. No caso de pacientes recém-diagnosticados, dá para tratar com medicações anticoagulantes.

Procure um especialista para tratar seu caso.

Mito ou Verdade #6: A gravidez é fator de risco para a trombose

✅ Verdade! A elevação das taxas dos hormônios femininos e o fato de o organismo da gestante desencadear uma série de reações químicas com o intuito de evitar que o bebê seja encarado como um corpo estranho aumentam a coagulação sanguínea da mãe. A barriga da gestante comprime a veia cava, responsável por transportar o sangue que vem das pernas para o coração, assim a circulação fica mais lenta e o sangue se acumula nos membros inferiores.

Mito ou Verdade #7: Viajar de avião aumenta o risco de trombose

✅ Verdade! A associação viagem longa e trombose é mais séria no caso de voos longos, já que a pessoa fica sentada por muito tempo. Dessa forma, os vasos das pernas – que dependem de movimentação para levar o sangue de volta ao coração – não conseguem cumprir seu objetivo.

Como previnir a trombose?

Para evitar essa condição:
🔸 Procure adotar um estilo de vida mais saudável;
🔸 Faça terapia e se livre de situações estressantes e desagradáveis;
🔸 Cuide da sua alimentação;
🔸 Seja cautelosa na hora de escolher ou adotar um método contraceptivo;
🔸 Use meias compressivas medicinais recomendadas por especialistas;
🔸 Evite ficar muito tempo numa mesma posição;
🔸 Procure um médico imediatamente ao sentir os primeiros sintomas;
🔸 Faça check-ups periódicos;
🔸 Mantenha-se hidratada.

Você conhecia esse mitos e verdades sobre a trombose? Qual dúvida você tem sobre essa condição? Conta pra gente nos comentários.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *