Tratamento de varizes: estética ou saúde?

Tratamento de varizes: estética ou saúde?

Varizes são só uma questão estética ou podem trazer complicações maiores?

As varizes, embora para muitos pareça ser apenas um “dano estético”, podem estar sinalizando complicações que vão muito além de não apresentar pernas lisinhas.
Se não tratadas, as varizes podem levar às seguintes complicações: 👇

⭕ Insuficiência Venosa Crônica: ocorre quando as válvulas venosas não estão mais funcionando adequadamente e o sangue deixa de seguir seu fluxo normal, fazendo o caminho inverso, congestionando as veias e se acumulado nas partes inferiores das pernas. Essa condição causa pernas inchadas, tornozelos grossos, dores fortes, coceira e câimbras musculares.

⭕ Úlceras Venosas: ocorre quando se abrem feridas causadas pela má circulação sanguínea nos membros inferiores. O sangue tem dificuldade de retornar ao coração e fica estagnado – geralmente na região das canelas. Com a passagem de sangue bloqueada, surgem edemas e a pele fica tão fragilizada que qualquer pequeno trauma pode rompê-la. Se não tratadas desde o início, essas feridas podem evoluir e se tornarem crônicas e de difícil cicatrização.

⭕ Dermatite Ocre: ocorre devido ao mau funcionamento das veias, fazendo com que o sangue fica represado na parte inferior da perna aumentando a pressão local. Isso pode levar a um extravasamento de sangue e acúmulo de um pigmento de coloração acastanhada, chamado hemossiderina na pele.

⭕ Tromboflebite Superficial: ocorre quando há a formação de um coágulo no interior de uma veia localizada próxima à superfície da pele. Geralmente, veias nesta localização são finas e o coágulo acaba se fixando no local, causando dor, inchaço, vermelhidão e endurecimento da veia. A situação fica mais grave quando o coágulo se propaga ou se forma em veias maiores, como a veia safena na coxa ou veias profundas. Nesta situação, o coágulo pode migrar para o pulmão, causando uma embolia pulmonar.

⚠ Portanto, se você apresenta além das varizes, inchaço, vermelhidão, coceira, dores nos membros inferiores, marque sua consulta com um angiologista imediatamente!