5 razões para exercitar sua panturrilha
- Meias CompressivasQualidade de vidaSaúde
- 04/03/2021
- No Comment
- 18476
Você já pensou em exercitar sua panturrilha hoje? Há quem diga que essa parte do corpo é o nosso segundo coração. Isso porque, além de ajudar a manter o equilíbrio e a força, a famosa “batata da perna”, quando tem os músculos contraídos, ajuda a bombear o sangue de volta para aquele órgão vital. E, quando praticamos exercícios, esse poder de bombeamento fica ainda maior.
Então, que tal fortalecer seu segundo coração agora mesmo? Veja a seguir 5 razões para exercitar sua panturrilha.
1. Otimizar a circulação do sangue
A panturrilha tem o papel fundamental de ajudar o sangue venoso, que está nos membros inferiores, a voltar para o coração. É por meio das veias e válvulas presentes nessa parte da perna que cerca de 100ml de sangue por minuto são bombeados, superando a gravidade para circular pelo organismo corretamente e evitar o acúmulo de sangue não-oxigenado em locais como as pernas.
2. Prevenir o surgimento de varizes
Falando em acúmulo de sangue, um dos principais incômodos causados por esse problema são as varizes. Elas surgem quando as veias obstruídas ficam dilatadas, gerando dor e coceira no local.
Quando se exercita a panturrilha, é possível preveni-las, já que a musculatura fica fortalecida para melhorar o fluxo sanguíneo.
3. Melhorar o equilíbrio
Ter pernas saudáveis é fundamental para o conforto no dia a dia. Uma panturrilha fortalecida auxilia na postura e no equilíbrio, ao caminharmos ou permanecermos de pé.
4. Prevenir a trombose e outras doenças venosas
Uma vez que você passa a exercitar sua panturrilha e, consequentemente, otimizar a circulação, outras doenças venosas também podem ser prevenidas. A trombose é uma delas.
A doença caracteriza-se pela formação de coágulos no sangue e, no caso da trombose venosa, afeta principalmente os membros inferiores. Esses coágulos bloqueiam o fluxo de sangue nas veias, tornando-as dilatadas e “doentes”, causando vermelhidão no local, dor e inchaço nas pernas. Nos casos mais graves, um coágulo pode se desprender e, por meio da corrente sanguínea atingir outros órgãos, levando até mesmo a uma embolia pulmonar.
Quadros de tromboflebite e Insuficiência Venosa Crônica (IVC) também podem ser prevenidos com os exercícios, já que, para prevenir a trombose e os problemas de circulação, é preciso se movimentar.
5. Conquistar pernas mais bonitas
Finalmente, não é possível ignorar o benefício estético da atividade física: exercitar as panturrilhas torna as pernas mais bonitas, torneadas e sem marcas resultantes da má circulação do sangue.
Meias compressivas para exercitar a panturrilha de forma completa
Uma forma de potencializar os exercícios para a panturrilha é aderir ao uso de meias compressivas esportivas. Os acessórios exercem uma pressão extra que dá suporte aos músculos e facilita ainda mais o bombeamento do sangue, além de evitar cãibras, dores e a fadiga muscular. O resultado: melhor desempenho nos esportes, na caminhada ou corrida, ou até mesmo no treino localizado da academia.
Pronta para exercitar sua panturrilha com meias compressivas coloridas que trazem conforto e personalidade à sua rotina? Escolha aqui sua meia estampada favorita!