7 sintomas de doenças vasculares que você precisa conhecer

7 sintomas de doenças vasculares que você precisa conhecer

Quais são os sintomas de doenças vasculares? Ficar atento aos sinais que nosso corpo dá pode evitar sérios problemas no futuro. Por isso, listamos 7 sintomas de doença vascular que vão te ajudar a ficar alerta e buscar um profissional o quanto antes, se necessário. Continue a leitura deste artigo!

1. Dor ou cansaço nas pernas

Se você está se perguntando se tem uma doença vascular, saiba que a dor e o cansaço nas pernas são fortes indícios de que há algo errado com sua saúde. Isso porque as famosas “fisgadas”, mesmo em repouso, podem significar que a circulação não flui como deveria – ou seja, o retorno do sangue para o coração não ocorre normalmente, ficando acumulado nas pernas e causando dor e peso no local. O resultado: varizes e outras doenças venosas.

2. Inchaço ou enrijecimento na região nas pernas e dos pés

O inchaço sem motivos aparentes (como traumas por pancadas) também merece atenção. Comum especialmente nos dias mais quentes, o inchaço frequente pode indicar que há acúmulo de líquido e sangue no local.

Para saber se sofre com inchaço nas pernas, pressione dois dedos sobre a região por 2 segundos – se a marca permanecer por 3 segundos, pode ser sinal de má circulação.

3. Formigamento e cãibras nas pernas

Formigamentos, cãibras e sensação de queimação constante nas pernas são outros sintomas de doenças vasculares. Assim como a falta de sensibilidade na região, esses incômodos podem estar relacionados às falhas no fluxo sanguíneo, que não consegue voltar normalmente, das pernas em direção ao coração.

4. Pele azulada, avermelhada ou esbranquiçada

Se a pele ficar azulada, avermelhada e esbranquiçada, além de ressecada, é preciso investigar se um problema vascular é a causa desses males.

5. Veias dilatadas e tortuosas visíveis

As veias dilatadas e tortuosas visíveis sob a pele provavelmente são os primeiros sintomas de doenças vasculares que as pessoas notam. Isso porque as varizes, por exemplo, tendem a incomodar não só por questão de saúde, mas também estética. Elas podem causar dor e coceira na região.

6. Queda de pelos na região

Outro sintoma de doença vascular é a perda de pelos nas pernas e nos pés. Quando o sangue não circula corretamente no organismo, não há nutrientes suficientes para o fortalecimento dos fios. O resultado são cabelos, pelos e até unhas mais fracas.

7. Pernas ou pés frios

Finalmente, outro dos sintomas das doenças vasculares é o fato dos pés e das pernas estarem muito frios, em comparação ao restante do corpo e à temperatura do ambiente.

O que fazer ao notar os sintomas de doenças vasculares?

As doenças vasculares podem afetar drasticamente a qualidade de vida de muitas pessoas. Entre as principais causas que levam às enfermidades, estão:

  • Obesidade
  • Sedentarismo
  • Tabagismo
  • Predisposição genética
  • Longos períodos na mesma posição (muitas horas trabalhando em pé ou sentado, por exemplo)
  • Consumo de métodos anticoncepcionais com alta dose de estrogênio
  • Hipertensão e diabetes
  • Alto nível de colesterol

Assim, levar uma vida saudável, com alimentação equilibrada, exercícios físicos, alongamentos constantes diariamente, e sem o consumo de cigarro, é o primeiro passo para prevenir as doenças vasculares. O uso das meias compressivas também auxilia na melhoria da circulação do sangue, graças à pressão extra que exercem do tornozelo até a panturrilha.

No entanto, ao identificar um ou mais sintomas de doenças vasculares combinados, é essencial buscar um especialista para obter diagnóstico completo sobre a prevenção e o tratamento para cada caso. Os médicos angiologistas e cirurgiões vasculares são os profissionais indicados para ajudar os pacientes nessa situação.

Quer saber mais sobre sintomas de doenças vasculares e ver outras dicas de qualidade de vida? Acompanhe o Instagram da Rotina!