5 exercícios para fazer em casa com suas meias compressivas esportivas

5 exercícios para fazer em casa com suas meias compressivas esportivas

Você tem usado suas meias compressivas esportivas para fazer exercícios físicos em casa? Pois saiba que isso não apenas é possível, como altamente recomendado para não deixar o sedentarismo tomar conta dos nossos dias. E, já que o importante é se manter em movimento, veja a seguir 5 dicas de atividade física para fazer até mesmo na sala de estar.

Se exercitar com meias compressivas esportivas para manter a saúde das pernas em dia!

O sedentarismo é um dos fatores de risco para diversas doenças, incluindo problemas de circulação como varizes e trombose. Assim, manter uma rotina de exercícios, além da alimentação saudável e de dar adeus ao tabagismo, é indispensável para viver mais e melhor. E as meias compressivas esportivas têm tudo a ver com isso: afinal, elas trazem suporte extra aos músculos, reduzem o cansaço nas pernas durante e após os exercícios, melhoram a circulação e oxigenação no local, evitam cãibras e diminuem o acúmulo de lactato (substância que, ao acumular no organismo, causa endurecimento dos músculos e pode causar dores).

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é realizar de 150 a 300 minutos de atividade física moderada por semana, para cuidar da saúde física e mental. Então, mexa-se!

1. Dança

Você sabia que a dança é uma atividade democrática, que diverte e transforma o dia a dia até dos mais resistentes ao exercício físico? Existem ritmos para todos os gostos. Com uma aula de zumba é possível perder até 800 calorias, por exemplo.

Com a tecnologia é possível ter acesso a aulas online de ritmos, fitdance, zumba, sertanejo, dança de salão, funk, reggaeton e muito mais. Então, coloque as meias compressivas para garantir que as pernas não fiquem tão cansadas durante a atividade e não perca o ritmo, mesmo em casa!

2. Pular corda

Boa parte das crianças já brincou de pular corda alguma vez na vida. Mas você sabia que isso é um excelente exercício, mesmo na fase adulta?

A prática de alta intensidade tonifica e desenvolve os músculos principalmente das coxas e das panturrilhas, pode queimar até 1300 calorias por hora, além de trabalhar a resistência e melhorar a saúde cardiovascular.

3. Agachamento

Um dos principais exemplos de treino para as pernas, o agachamento apresenta variações. Uma forma simples de executá-lo é, ao ficar em pé, colocar os dois pés paralelos, na largura do ombro. Depois, basta flexionar os joelhos, abaixando o quadril para baixo (a 45°) e empurrando o bumbum para trás (como se você fosse se sentar em uma cadeira).

Atenção: mantenha a coluna reta e, se está iniciando, faça séries curtas (de 3 a 4 séries, com 10 a 12 repetições cada).

4. Polichinelo

Provavelmente você já fez esse exercício como aquecimento na aula de Educação Física da escola. Mas, apesar de remeter à infância, ele traz muitos benefícios para todas as idades: entre eles, a melhora no condicionamento físico, na coordenação motora e no sistema cardiorrespiratório.

Para fazer polichinelos, mantenha-se em pé, ereta, com pernas fechadas e as mãos sobre as coxas. A partir desse ponto, pule no mesmo lugar, abrindo e fechando braços e pernas ao mesmo tempo. Uma mão tocando a outra sobre a cabeça, com braços esticados ao máximo, enquanto as pernas estão abertas e com os pés paralelos, e braços e pernas fechados (mãos sobre as coxas – posição inicial). Siga a sequência – o número de repetições vai depender da sua disposição. O que acha de começar com 30 ou 50?

Vale lembrar que o uso das meias compressivas esportivas diminui a vibração e a fadiga muscular, fazendo com que as pernas fiquem menos cansadas do decorrer e após o exercício!

5. Elevação do calcanhar para fortalecer panturrilhas, usando meias compressivas esportivas

A elevação do calcanhar pode ser feita em um degrau da escada, com o auxílio da cadeira ou apenas no chão. Esse exercício é excelente para fortalecer a panturrilha, nosso “2º coração”, responsável por ajudar a bombear o sangue e manter uma boa circulação nas pernas.

Para fortalecer a panturrilha e os músculos dos membros inferiores com essa prática, basta ficar em pé, mantendo os pés paralelos e alinhados na largura do quadril. Depois, fique na ponta dos pés, subindo e descendo por alguns minutos. Se precisar, apoie-se em uma mesa ou superfície firme para fazer o exercício. Faça 3 séries com 12 repetições cada.

Gostou das dicas de exercícios para fazer em casa? Então coloque suas meias compressivas esportivas e escolha a prática ideal para você. Acesse nosso Instagram para conferir outras dicas de bem-estar e vida saudável!