Trombose: o que é, como prevenir e como tratar a doença

Trombose: o que é, como prevenir e como tratar a doença

Você sabe o que é trombose? A doença venosa pode ter inúmeras causas e sintomas que incomodam principalmente as mulheres. Neste artigo você vai entender o que é, como se prevenir, e como tratar a doença – que deve ser acompanhada de perto por um especialista. Confira!

O que é trombose

Basicamente, a trombose é caracterizada pela formação de coágulos em veias ou artérias. A união desses coágulos leva a uma obstrução da passagem do sangue, retardando ou bloqueando o fluxo sanguíneo. É possível que o coágulo se solte e vá até mesmo para outro órgão, causando problemas de saúde ainda mais graves, como ataque cardíaco, derrame e o tromboembolismo venoso (TEV). A estimativa é que uma a cada quatro mortes no mundo está relacionada a esta doença silenciosa (muitas vezes, assintomática) com diagnóstico clínico difícil.

A ocorrência mais comum da trombose é nas pernas (trombose venosa profunda), porém, pode afetar o pulmão (embolia pulmonar). Esta última é considerada uma das principais preocupações de médicos, após cirurgias de grande porte. Isso porque a falta de circulação é um dos principais motivos que levam à trombose.

Quais as causas da trombose

E, falando nas causas da trombose, com exceção de fatores genéticos, é possível destacar, dentre elas:

  • Sedentarismo
  • Obesidade
  • Hospitalizações prolongadas
  • Período pós cirúrgico
  • Tabagismo
  • Anticoncepcionais
  • Idade avançada
  • Desidratação
  • Veias varicosas
  • Viagens longas.

Quanto aos sintomas da trombose, é possível destacar as dores e inchaços na perna, sensação de queimação e peso constante na perna afetada, aumento das veias ou varizes existentes, além da região com o trombo ficar azulada ou avermelhada.

Tratamento da doença

Ao ser diagnosticada, a trombose exige tratamento com especialistas como o angiologista e o cirurgião vascular. Cada caso exige uma solução, do uso de medicamentos e anticoagulantes a mudanças na rotina.

Vida saudável para prevenir trombose

A adoção de uma vida saudável é um dos tratamentos mais eficazes contra a doença – e muito útil também para preveni-la. Assim, beber muita água, manter uma dieta e praticar exercícios físicos é o 1º passo para evitar esta e outras doenças venosas.

E, na hora de praticar exercícios, as meias compressivas esportivas são de grande ajuda para ativar a circulação e ter um rendimento ainda melhor. Afinal, os acessórios dão suporte aos músculos e evitam o cansaço nas pernas.

Agora que você já sabe como cuidar melhor da sua saúde e ficar atento aos sinais para prevenir e tratar a trombose, o que acha de conferir outras dicas de bem-estar para ter mais qualidade de vida? Siga nosso perfil no Instagram!