Como aproveitar ao máximo os benefícios das meias compressivas esportivas

Como aproveitar ao máximo os benefícios das meias compressivas esportivas

Você sabe como aproveitar os benefícios das meias compressivas esportivas, desfrutando de tudo que elas podem oferecer para melhorar sua circulação nas pernas diariamente? Não basta colocar esse par de acessórios especiais nos pés. É preciso ter uma série de cuidados para fazer a inovação atuar a seu favor e promover seu bem-estar, enquanto você trabalha, se exercita ou faz qualquer outra atividade.

Veja a seguir quais são eles!

1. Vista as meias compressivas logo ao acordar

No período da manhã, logo na hora em que acordamos, as pernas e os pés estão menos inchadas. É nessa hora que as veias também estão menos cheias. Então, o momento ideal para vestir as meias compressivas esportivas é logo ao acordar.

2. Coloque as pernas para cima para ver, na prática, os benefícios das meias compressivas esportivas

Outra opção é colocar as pernas para cima de 10 a 30 minutos antes de calçar as meias de compressão, caso você opte por vesti-las depois de acordar. Isso porque, ao por as meias com as pernas inchadas, pode haver piora no edema, principalmente nos dedos dos pés, resultando em dores e incômodo.

3. Mantenha a meia compressiva esticada na perna

Atenção: a meia sempre deve estar esticada nas pernas. Nunca deve ficar dobrada, enrolada ou enrugada em alguma parte, pois isso pode causar o efeito contrário ao seu funcionamento – ou seja, ao invés de melhorar a circulação, pode atrapalhar o fluxo sanguíneo no local.

A meia deve ser distribuída de maneira uniforme pela perna. Caso sobre um pouco, deve ser SEMPRE direcionada para os dedos dos pés, NUNCA para cima, para evitar as rugas e dobras no material.

4. Deixe o início das meias com distância do joelho

Coloque a meia de modo a deixar de 2 a 5cm de distância entre os joelhos e o início do acessório. Isso evita que as meias fiquem com dobras e causem o problema mencionado no item anterior. Se necessário, ajuste-as, para que não enrolem quando você dobrar as pernas.

5. Não durma com as meias de compressão

Finalmente, não durma com as meias de compressão esportivas (exceto se houver indicação médica). Quando a pessoa está deitada, a função de compressão pode causar o efeito contrário e impedir que o sangue chegue às pernas adequadamente.

Os casos de exceção, em que o uso da meia durante o sono é recomendado por especialistas, normalmente envolvem ocorrências de trombose e pós-procedimentos cirúrgicos.

Você já conhecia essas dicas? Acompanhe nosso Instagram para saber mais e garanta suas meias compressivas aqui!

Meias compressivas Rotina da Saúde