Sensação de “pernas inchadas”? Conheça as causas e saiba como resolver o problema

Sensação de “pernas inchadas”? Conheça as causas e saiba como resolver o problema

Ao final do dia, é comum o cansaço vir acompanhado da sensação de “pernas inchadas” em muitas pessoas. Mas você sabe o que pode estar causando esse problema? Para prevenir o incômodo é preciso entendê-lo, por isso, neste artigo destacamos alguns fatores que contribuem para o aparecimento do sintoma. Confira!

Inchaço nas pernas: sinal de alerta para sua saúde

Embora o inchaço nas pernas esteja presente na rotina de muitas pessoas – especialmente mulheres, devido a questões hormonais – especialistas alertam que o sintoma não deve ser ignorado. Isso porque ele pode indicar um problema de saúde mais grave, como mau funcionamento dos rins, coração ou fígado, além de inflamações, problemas circulatórios e retenção de líquidos.

O que causa o inchaço nas pernas

Dias quentes costumam aumentar a sensação de “perna inchada”, porém, existem muitas outras razões para esse desconforto. As principais são:
– Problemas vasculares, como varizes, insuficiência venosa crônica, trombose venosa profunda, tromboflebite e úlcera venosa;
– Doenças linfáticas (linfedema);
– Doenças arteriais;
– Insuficiências do tipo renal, hepática e cardíaca;
– Disfunções do fígado;
– Lipedema;
– Hipotireodismo ou hipoproteinemia;
– Problemas hormonais;
– Artrose;
– Diabetes;
– Infecções como celulite, erisipela, osteomielite;
– Traumas ou lesões musculares;
– Uso de fármacos e medicamentos;
– Inflamações por doenças reumatológicas;
– Razões diversas, como sedentarismo, consumo excessivo de sal, se sujeitar a ficar longos períodos em pé, gravidez, edema pré-menstrual, falha da musculatura no retorno venoso e obesidade.

Além de afetar a circulação do sangue, o inchaço traz outros incômodos, como dores e dificuldades para caminhar, podendo até mesmo prejudicar a elasticidade da pele e causar úlceras na mesma. Assim, consultar um médico para encontrar a causa do inchaço, em caso de edemas, dores no peito e dificuldade para respirar, é fundamental!

Mas afinal, o que você pode fazer para prevenir a sensação de “pernas inchadas”?

Diante de tantas causas que podem levar ao inchaço, você deve estar se perguntando como é possível evitar o problema, certo? A boa notícia é que pequenas alterações na rotina atuam como fatores preventivos desse mal. Experimente:

  • Reduzir o consumo de sal nas refeições
  • Praticar exercícios físicos
  • Elevar a parte do corpo inchada, para otimizar a circulação
  • Fazer drenagem linfática
  • Adotar uma alimentação saudável
  • Evitar temperaturas extremas
  • Usar meias de compressão esportivas durante a prática de atividade física e no trabalho
  • Realizar o acompanhamento médico adequado, sempre que necessário.

Como você lida com a sensação de “pernas inchadas” no dia a dia? Siga nosso perfil no Instagram e veja mais dicas de saúde e bem-estar para ter qualidade de vida.