Cuidados que ajudam na prevenção da trombose

Cuidados que ajudam na prevenção da trombose

A trombose caracteriza-se pela formação de coágulos nas veias e afeta principalmente as pernas, dificultando a circulação sanguínea e fazendo aparecer inchaços, dores e outros incômodos no local. Mas você sabe como evitar essa doença venosa? Veja a seguir cuidados que ajudam a prevenir alguns episódios de trombose, quando não são caracterizados por questões genéticas. Continue a leitura deste artigo!

Manter-se hidratado

Beber água em grande quantidade é um tratamento natural para manter a saúde e a beleza em dia. Todo o organismo se beneficia com essa medida e, no caso da circulação sanguínea, não é diferente. A ingestão de líquidos previne a trombose, principalmente quando quando você permanece muito tempo exposta a baixa umidade.

Por isso, beba muita água todos os dias – o ideal é cerca de 2L, ou 35ml para cada kg que você pesa. Vale lembrar que fatores como metabolismo, nível de atividade física, consumo de álcool, sal na dieta e clima local influenciam na quantidade adequada, exigindo uma maior demanda do líquido para manter o organismo hidratado e saudável.

Dar adeus ao consumo de tabaco

Fumar faz mal sob muitos aspectos. E também afeta a circulação sanguínea, favorecendo a formação de coágulos (trombos).

Então, busque ajuda de especialistas e pare de fumar, se não deseja comprometer sua saúde também dessa forma.

Controlar o peso e praticar atividade física

Tentar emagrecer pode até parecer um objetivo focado na estética, porém, está muito conectado à saúde. O excesso de peso e o acúmulo de gorduras exercem pressão sobre as veias e, assim, dificultam a passagem do sangue, principalmente nos vasos da pélvis e das pernas. Por esse motivo, ter uma alimentação saudável no dia a dia é fundamental. Inclua cada vez mais alimentos in natura nas refeições e tente eliminar o açúcar da dieta, aumentando o consumo de frutas secas, mel e frutas cítricas.

E, falando em controle de peso e saúde, é válido ressaltar que a atividade física é uma grande aliada nesse processo. Além disso, ao fortalecer a musculatura, você favorece o bombeamento do sangue de volta ao coração.

Atentar-se aos cuidados especiais no pós-operatório

Os dias após uma cirurgia são cruciais para uma boa recuperação. Mas também é preciso ficar atenta aos momentos de pós-operatório ou com mobilidade reduzida pois pacientes que sofreram traumas nos vasos têm maior chance de desenvolverem coágulos sanguíneos. Isso faz com que a internação prolongada seja um fator de risco para o surgimento da trombose.

Portanto, movimente os pés e as pernas frequentemente, com a ajuda de um fisioterapeuta, a fim de evitar o problema nesse período tão delicado.

Movimentar pés e pernas durante as viagens

E, falando em movimento, você sabia que ficar parada durante as viagens também prejudica o fluxo do sangue e, consequentemente, pode ocasionar a trombose? Desta forma, faça exercícios de rotação, flexão e extensão com as pernas e os pés, e lembre-se de mudar de posição para favorecer a circulação, especialmente em viagens longas (com mais de 2h de duração).

Elevar as pernas para auxiliar na circulação do sangue

Colocar as pernas para cima é outro remédio natural muito eficaz para prevenir problemas de circulação. Basta elevar os membros inferiores a uma altura de 30cm, por cerca de 15 a 20 minutos diariamente, para usufruir dos efeitos desejados. Com esse hábito, o retorno venoso das pernas para o coração é facilitado, garantindo o envio da corrente sanguínea para o tórax e outras extremidades.

Usar meias de compressão medicinais para prevenir a trombose

Você já ouviu falar em meias de compressão medicinais? Os acessórios foram criados para promover melhorias na circulação das pernas, ao pressionar o local durante o uso. No entanto, é importante lembrar que essas meias só podem ser utilizadas com indicação médica.

Você já pratica algum desses hábitos? Acompanhe outras dicas de saúde e bem-estar na nossa página do Instagram!

Meias compressivas Rotina da Saúde