O que causa trombose? Veja os 3 principais fatores
- SaúdeTrombose
- 16/02/2021
- No Comment
- 1713
Você sabe o que causa trombose? A doença, caracterizada por um coágulo nas veias ou artérias que dificulta ou impede a passagem do sangue e resulta em dor e inchaço, pode surgir por inúmeros motivos. Neste artigo destacamos os principais. Confira!
Condições que levam à doença
Raramente a trombose aparece em uma pessoa como algo isolado, já que a doença é multifatorial, ou seja, resultado de uma combinação de indícios de que há algo errado no organismo. Deste modo, apenas o uso de anticoncepcionais ou a presença de alguma predisposição hereditária, de forma isolada, não irão causar trombose. Mas a presença desses dois fatores, juntos, pode ser muito perigosa!
Em todo o caso, os três principais causadores de trombose são:
- Estase sanguínea, que é quando o sangue nas veias demora a retornar para o coração
- Lesão vascular, que é qualquer trauma vascular, onde machuca a veia
- Aumento da coagulação sanguínea causada por alguma doença.
Fatores genéticos e adquiridos
Os fatores que aumentam as chances de trombose podem ser genéticos. Os mais comuns são:
- Fator V de Leiden (que corresponde até 60% dos casos de trombose causados por hereditariedade trazidos para o hospital)
- Mutação do gene da Protrombina – F2 (G20210A)
- Mutações do gene MTHFR.
Há também os fatores adquiridos, como:
- Aumento da idade: pois o sangue pode ir se tornando mais concentrado e menos fluído (isso também está associado à forma como a pessoa cuida da sua saúde ao longo da vida);
- Sedentarismo;
- Imobilidade (pós-cirurgia ou trauma – machucados, acidentes, entre outras situações);
- Gravidez (pois, nesse período, aumenta o nível de coagulação sanguínea);
- Uso de anticoncepcionais (que aumenta de 3 a 6 vezes as chances de se ter uma trombose em pacientes saudáveis; em 30 a 40 vezes em pacientes com algum fator adquirido; e em até 80 vezes as chances, em um paciente que possua alguma predisposição genética para a doença);
- Infecções como Covid (quanto mais forte a infecção, maior a chance de se ter trombose);
- Obesidade (que é uma doença inflamatória e diminui a capacidade do corpo atuar corretamente);
- Varizes (pois é uma doença caracterizada pela flacidez ou afrouxamento das veias, o que impede que o sangue retorne adequadamente ao coração).
Já conheço o que causa trombose. Como posso preveni-la?
Mas afinal, diante de tantos fatores que podem causar a trombose, você deve estar se perguntando se é possível preveni-la, certo? A boa notícia é que é possível evitar o surgimento da doença ao promover melhorias na circulação sanguínea.
A adoção de hábitos saudáveis, o uso de meias compressivas medicinais, a hidratação e a prática de atividade física diária são fundamentais para evitar esse quadro e suas complicações. Em outras palavras, apesar de serem muitas as causas da trombose, consumir alimentos saudáveis, beber muita água, praticar exercícios físicos, incluir as meias de compressão no look e evitar permanecer na mesma posição por muito tempo – sentado, em pé ou deitado – são grandes passos para manter a saúde em dia e evitar esse mal.
Você já conhecia os fatores que causam trombose e sabia somo se prevenir? Siga nosso perfil no Instagram para acompanhar outras dicas de saúde e bem-estar!