Obesidade aumenta o risco de doença cardiovascular?
- Qualidade de vidaSaúde
- 09/07/2021
- No Comment
- 1247
Será que a obesidade aumenta o risco de doença cardiovascular? A estimativa é que mais de 50% da população brasileira esteja acima do peso, o que favorece o aparecimento de diversas doenças, incluindo aquelas que afetam o sistema venoso e o coração. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura deste artigo!
Quais são as doenças cardiovasculares?
As doenças cardiovasculares são aquelas que afetam o coração e os vasos sanguíneos. Entre elas, a hipertensão, a insuficiência cardíaca e a Trombose Venosa Profunda (TVP). No caso da trombose, há a formação de coágulos nas veias, dificultando o fluxo sanguíneo (como na região das pernas); estes coágulos podem se desprender e, por meio da corrente sanguínea, atingir o pulmão e o coração, resultando em uma embolia pulmonar.
Existem diversos fatores de risco para doenças cardiovasculares. Embora não se possa alterar o fator hereditário, outras causas relacionadas a esses problemas de saúde podem ser controladas.
Fatores de risco das doenças cardiovasculares
Assim, entre os fatores de risco destas doenças, estão:
- Sedentarismo
- Tabagismo
- Alimentação inadequada
- Hipertensão
- Diabetes
- Colesterol alto
- Estresse
- Anticoncepcionais com alto nível de estrogênio
- Obesidade
Mas por que a obesidade aumenta o risco de doença cardiovascular?
E por que a obesidade aumenta o risco de doenças cardiovasculares? Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 600 milhões de pessoas no mundo estão obesas. E esse fator de risco está ligado está ligado a outros problemas de saúde.
Isso porque o excesso de peso exige mais esforço do coração para o bombeamento do sangue. Além disso, o acúmulo de gordura aumenta o risco de entupimento das artérias, dificultando a passagem do fluxo sanguíneo.
Outro ponto é que o risco não está relacionado apenas à obesidade mórbida, mas também ao sobrepeso. Afinal, nessa categoria já é possível identificar elevados níveis de glicemia no organismo. E mais: segundo um estudo conduzido com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), as meninas são mais suscetíveis às alterações metabólicas relacionadas à obesidade, como hipertensão e alto nível de colesterol.
E agora, como prevenir as doenças cardiovasculares?
Estando acima do peso ou não, as regras básicas para manter a qualidade de vida em dia continuam valendo: mantenha uma alimentação saudável e pratique exercícios físicos (150 minutos por semana) para evitar sofrer com as doenças cardiovasculares.
Por fim, lembre-se: o acompanhamento de especialistas para um check-up completo é fundamental para um processo mais seguro e confortável de perda e controle de peso.
Quer mais dicas de saúde e qualidade de vida? Acompanhe nosso Instagram!