5 dicas para cuidar da saúde das pernas na pandemia

5 dicas para cuidar da saúde das pernas na pandemia

A preocupação com a saúde das pernas não sai da sua cabeça? Se você não dá atenção para isso, deveria. Mas se você fica ansiosa e paranoica com a questão, por sentir dor nas pernas, preparamos uma lista que vai te ajudar a deixar tudo sob controle, para se cuidar com tranquilidade. Confira!

Capriche na alimentação contra má circulação

Você sabia que alguns alimentos atuam contra a má circulação no organismo? Pois é, a frase “você é o que você come” faz muito sentido também quando se trata de saúde vascular! Muitas frutas, verduras e legumes têm propriedades que previnem o entupimento dos vasos e fortalecem o sistema venoso.

Entre os alimentos que devem fazer parte da dieta, destacam-se: morango, kiwi, laranja, limão, gengibre, alho, cebola, salmão, atum, sardinha, canela, chocolate amargo, abacaxi, nozes, tomate e pimenta caiena.

Coloque as pernas para cima para evitar dor e inchaço nas pernas

Se você ainda não tem o hábito de elevar as pernas 20 minutos por dia, junto à parede, enquanto deita no chão, no sofá ou na cama, trate de mudar isso. Colocar as pernas para o alto todos os dias aumenta a oxigenação no cérebro, reduz o estresse, auxilia a digestão, alivia o cansaço nas pernas e melhora a circulação – prevenindo problemas como varizes.

Faça pausas e use apoio para os pés durante o trabalho

Ficar parada por muito tempo na mesma posição, em pé ou sentada, definitivamente não faz bem para a saúde das pernas. Por esse motivo é preciso fazer pequenas pausas a cada 1h (mesmo que seja para levantar e beber água durante seu período de home office ou no escritório comum).

Além de alongar as pernas, tente providenciar também um apoio para os pés para mantê-los elevados. Isso auxilia no relaxamento dos músculos da perna e beneficia também a coluna.

Pratique exercício físico regularmente para preservar a saúde das pernas

O sedentarismo é um fator de risco para muitas doenças, inclusive as doenças vasculares, como varizes e trombose. Assim, praticar atividades físicas é essencial para prevenir problemas de saúde como esses.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que, quando não houver contraindicação médica, as pessoas pratiquem:

  • De 150 a 300 minutos por semana de atividade moderada (pouco mais de 20 minutos por dia).
  • Ou de 75 a 150 minutos por semana de atividade intensa (pelo menos 10 minutos por dia).

Lembre-se: é possível praticar exercícios em casa. Pular corda, dançar, exercícios com halteres, yoga, esteira e outros treinos são algumas dicas para não ficar parada.

Use meias compressivas para melhorar a circulação do sangue

Por fim, para manter a saúde das pernas em dia, há uma dica extra: o uso de meias compressivas. Elas não são meias comuns, pois exercem uma pressão do tornozelo à panturrilha, melhorando a circulação por forçar o bombeamento do sangue das pernas em direção ao coração.

Quer saber mais sobre as meias compressivas? Aqui você encontra meias compressivas esportivas (média compressão, 20-30mmHg) que ajudam a cuidar da saúde das pernas e evitar dor e cansaço ao final do dia.