Trabalha em pé o dia todo? Veja 7 dicas para cuidar da sua saúde
- Qualidade de vidaSaúde
- 16/02/2021
- No Comment
- 804
Quem trabalha em pé sabe que, após algumas horas, dores, inchaços, cãibras e formigamentos, além do cansaço, começam a aparecer para dificultar ainda mais a rotina. Independentemente do segmento em que o profissional atua, do comércio à prestação de serviço, o fato é que, permanecer muito tempo em uma mesma posição prejudica a circulação nos membros inferiores, já que o sangue fica concentrado e sobrecarrega as articulações. Por isso, tomar alguns cuidados para prevenir problemas de saúde é indispensável.
Neste artigo listamos 7 dicas que vão ajudar você a trabalhar em pé sem abrir mão da sua qualidade de vida. Confira!
1. Alongamentos para evitar dores nas pernas
Programe-se para alongar antes, durante e após o expediente. Não é possível trabalhar em pé por horas sem promover esse relaxamento dos músculos, para aliviar a tensão nos mesmos. Os alongamentos são fundamentais não apenas para as pernas – combatem dores nas costas, no pescoço, além de amenizar lesões relacionadas ao trabalho, como a tendinite.
2. Pequenas pausas durante o expediente
Faça pequenas pausas, aproveitando os momentos livres para “esticar as pernas” e descansar, se possível, ao menos a cada 2h. O horário de almoço e as pausas para o café são boas oportunidades para por isso em prática. Colocar as pernas para cima por 15 ou 20 minutos também faz toda a diferença.
3. Meias compressivas esportivas e sapatos adequados para quem trabalha em pé
Se em poucas horas de uso um calçado pode incomodar, em um dia inteiro, a má escolha será lembrada pelo profissional por muito tempo. Portanto, use calçados confortáveis, na numeração correta, e que permitam que os dedos se movimentem; evite os modelos com salto alto ou bico fino (o recomendado é que os saltos tenham, no máximo, entre 0,6cm e 1,3cm).
Atenção também à escolha das meias: as meias de compressão esportivas completam a “opção confortável”, já que oferecem suporte aos músculos e aos vasos sanguíneos, melhorando a circulação durante o uso.
4. Rotina de exercícios físicos
Depois de permanecer o dia todo em pé, praticar uma atividade física pode parecer um grande desafio. Porém, o hábito é imprescindível para priorizar a saúde. Praticar exercícios regularmente – cerca de 30 minutos por dia – previne doenças e alivia as tensões.
Também é possível buscar a alternativa da ginástica holística. Esta consiste em técnicas manuais para o alinhamento das articulações e alívio das dores, por meio do uso de bolas de tênis e outros acessórios.
5. Postura correta durante os intervalos
Mesmo na hora do descanso é preciso manter a postura correta para evitar dores musculares e na coluna. Sente-se com o quadril e os joelhos alinhados em um ângulo de 90°, com os pés apoiados no chão e a coluna ereta.
6. Movimentos com a perna, ao longo da jornada de trabalho
O fato de você trabalhar em pé não elimina a necessidade de movimentar-se pelo local ao longo do dia. Então, faça pequenas caminhadas durante o expediente e os intervalos, visitando outros setores, ou mesmo pelos corredores da empresa, aumentando a circulação sanguínea nas pernas.
7. Atenção à postura correta durante o sono
A hora do descanso também merece atenção. Além de ter um colchão com boa estrutura, é preciso encontrar a posição certa para dormir. O ideal é dormir de lado, com um travesseiro entre as pernas, para manter o quadril alinhado. Por fim, evite a posição de bruços e escolha travesseiros com altura entre 5cm e 10 cm.
Você trabalha em pé por muitas horas? Além de buscar a ajuda de um especialista, ao notar os incômodos, é fundamental manter-se informado para rever seus hábitos. Acompanhe outras dicas em nosso Instagram e saiba como amenizar as dores e ter mais qualidade de vida!