Como um cirurgião vascular pode cuidar das suas pernas
- Qualidade de vidaSaúdeTrombose
- 16/02/2021
- No Comment
- 465
Você já foi a um cirurgião vascular? Esse médico é especialista em vasos linfáticos e sanguíneos. E você pode procurá-lo ao primeiro sinal de problema venoso, para evitar que a situação se agrave. Com o acompanhamento do profissional é possível ter exames e diagnósticos precisos para tratar cada caso com máxima agilidade e eficiência.
Veja a seguir como ele pode ajudar a cuidar das suas pernas, para que você se livre de dificuldades de circulação e tenha mais qualidade de vida!
Alívio das dores, inchaços, vermelhidão e formigamento nas pernas
Esses sintomas são comuns em muitas pessoas e não devem ser ignorados, já que indicam que há um possível problema de circulação no local. O cirurgião vascular é fundamental no processo de avaliação dos sintomas, já que pode solicitar exames complexos (angiografia, angiotomografia, ultrassonografia com Dopler colorido e angiorressonância) para um diagnóstico preciso, caso a caso.
Isso porque a vermelhidão, o formigamento, a dor e o inchaço nas pernas resultam da má circulação, porém, têm diferentes causas – de fatores hereditários ao sedentarismo. Portanto, é preciso investigar!
Acompanhamento do cirurgião vascular durante trombose e tromboflebite
E, falando em dores e alterações na cor das pernas, a tromboflebite e a trombose podem ser algumas das causas que levam a sintomas incômodos como esses.
A tromboflebite é caracterizada pela obstrução dos vasos superficiais, que dificulta a passagem do sangue, especialmente nos membros inferiores. Já a trombose pode afetar veias mais profundas. Em ambos os casos, o tratamento com o cirurgião vascular é indispensável para evitar a evolução do quadro.
Fim das varizes
As veias dilatadas e tortuosas conhecidas como varizes não merecem atenção apenas por questão estética. Se você observou que estão surgindo, busque atendimento médico, pois são um sinal de problema na circulação das pernas e podem causar dores, desconforto e outros transtornos na saúde.
O uso de meias compressivas medicinais é um dos métodos utilizados para lidar com elas de forma não invasiva. Contudo, o especialista analisará a necessidade de outros itens para removê-las.
Tratamento especializado da Insuficiência Venosa Crônica (IVC)
A Insuficiência Venosa Crônica (IVC) ocorre quando as válvulas das veias não funcionam corretamente, dificultando o fluxo de sangue entre os membros e o coração. É comum afetar mulheres e idosos. Além das dores, pode trazer ressecamento e descamação às pernas.
Assim, fique atenta aos sinais do seu corpo para procurar atendimento médico e evitar as complicações da doença o quanto antes.
Diagnóstico preciso para acabar com a dificuldade ao caminhar
Em alguns casos, os problemas de circulação nas pernas estão tão agravados que a pessoa tem até dificuldade ao caminhar. Seja por dores, cãibras, inchaço ou outros motivos, não se deve normalizar esse inconveniente.
O cirurgião vascular vai ajudar você a solucionar o problema, a partir de exames específicos para visualização do sistema venoso.
Cirurgião vascular ou angiologista
Muitas pessoas confundem a função do angiologista e do cirurgião vascular. Então é preciso diferenciar: o cirurgião vascular usa métodos mais invasivos para tratar as doenças venosas. É possível que um cardiologista encaminhe o paciente ao cirurgião, ao constatar falhas na circulação da pessoa, por exemplo.
Já o angiologista foca na prevenção e no tratamento clínico, com medicamentos e mudanças na rotina do paciente, como dieta saudável e exercícios físicos.
No entanto, os dois podem trabalhar juntos para promover melhorias na circulação e evitar que você tenha estes e outros problemas de saúde.
Você tem algum problema vascular? Procure um médico para avaliar o caso e fique de olho nas dicas do nosso Instagram para ter pernas mais saudáveis!